quinta-feira, 9 de abril de 2015

Zumba: a dança do momento

Criada na Colômbia pelo coreógrafo Beto Pérez na década de 90, o zumba mistura coreografias diferentes como a salsa, merengue, mambo e samba combinados com exercícios aeróbicos conhecidos por aqueles que já praticam atividades físicas e está fazendo o maior sucesso atualmente.

As alunas Fabiana (junto de sua filha Sophia) e Kelly com a
professora Daniela fazendo uma pausa para a água e para o click.
A auxiliar de serviço Kelly Cristina, 38, disse que houveram muitas mudanças depois que passou a praticar a dança. “Emagreci, perdi barriga e melhorou minha autoestima. Eu gosto de fazer”, afirma. Ela disse que por insistência das amigas passou a frequentar as aulas sempre, ao contrário da distribuidora independente, Fabiana Rosa, 27, que decidiu por conta própria para assim obter uma qualidade de vida melhor e ser menos sedentária. “Além de perder peso, minhas medidas terem diminuído, eu passei a ter mais energia e disposição”, completa.

As coreografias são simples, os resultados são rápidos dependendo da intensidade com o que o aluno pratica as aulas, trabalha a sensualidade (devido aos ritmos latinos que geralmente falam sobre amor e paixão), e acima de tudo é um instante de fazer amigos, afinal tudo é feito em grupo, fazendo assim com que uns ajudem os outros.

Tonificação, coordenação, agilidade, o bem estar que é o mais importante, o emagrecimento como as próprias alunas relatam, (no entanto que numa aula de zumba a pessoa chega a gastar até 1000 calorias) são alguns dos benefícios. Em entrevista com a professora de educação física, Daniela Ferreira, 32, ela conta que sempre gostou da modalidade pela maneira mais despojada, pela liberdade oferecida e por essa também ter sido a maneira mais fácil dela trabalhar com dança.
Todas as alunas juntas. Exaustas (já que no zumba não há pausas),
mas sorridentes.

Para dar aulas, Daniela passou por um curso preparatório que custa um tanto caro, possui uma manutenção alta, entretanto ela diz que compensa, pois além de ser sua paixão e estar na moda, os dias dela passaram a ficar cheios de tanta procura.

 Na aula de ritmos geralmente, que é o que a professora teve mais experiência, o instrutor para antes de dar aula e ensina a coreografia da música toda. Geralmente uma aula dura de 4 a 5 músicas porque  tem que parar, aprender a coreografia para soltar a música. Já no zumba você tenta a coreografia, mas se não conseguir, faz o que achar melhor. O importante é ser feliz. “Sem contar que desde crianças a idosos podem praticar, cada um com seu jeitinho e característica”.

“O zumba tem uma liberdade tão grande que se a pessoa colocar um toque dela, ela emagrecerá tão rápido que nem perceberá e seu condicionamento ficará lá em cima. Quando noto está todo mundo atrás de mim acompanhando os passos ou inventando seus próprios passos, “se jogando”. É muito legal”, finaliza.


Abaixo mostramos para vocês um pouquinho da aula para se inspirarem.




E então? Gostou? Se sim, não perca tempo: procure o local mais próximo que ofereça o zumba e divirta-se enquanto perde peso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário