segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ballet Fitness: corpo de bailarina em pouco tempo

  Queimar calorias, secar barriga, tonificar músculos, melhorar coordenação motora e ainda adquirir aquela postura de princesa. Sim, você pode ter tudo isso de forma rápida. Qual a fórmula mágica? Ela se chama Ballet Fitness. Segundo a professora de dança e educadora física, Natália PJuiz, a modalidade ajuda a melhorar também a respiração, fortalece a região lombar, deixa o corpo longilíneo, auxilia na agilidade e no alinhamento corporal.

Natalia demonstra um dos exercícios para as alunas
  A modalidade surgiu há dez anos, quando a bailarina Betina Dantas, então com 14 anos, sofreu uma lesão que a impossibilitou de usar a sapatilha de ponta. Afastada das aulas de ballet clássico, e pouco adepta a musculação, Betina decidiu utilizar exercícios de fortalecimento do ballet convencional a seu favor. 
  
  Além do ballet fitness, existe ainda o jazz fitness. Natalia explica a diferença entre as duas atividades “Ambos são muito parecidos, já que o jazz também se utiliza das técnicas do ballet. Porém, no ballet fitness é utilizado mais o movimento do en dehors, que é uma rotação externa do quadril muito característica da técnica clássica.”

Deixar o corpo alongado não é fácil
  A aluna Lilian Grasiela, 29 anos, começou a praticar dança no jazz, depois passou para o ballet clássico adulto e hoje também pratica o ballet fitness, como forma de fortalecimento para auxiliar na aula convencional do estilo. Para Lilian, o ballet fitness tem melhorado sua disposição e sua flexibilidade.
  

  Segundo Natalia, é possível notar os resultados após apenas um mês de prática, mas se a atividade estiver aliada com uma alimentação balanceada as mudanças podem ser ainda mais rápidas. Ao contrário do que muitos pensam não é necessário ter conhecimento sobre dança para fazer aulas de ballet ou jazz fitness, “A diferença que é que quem já pratica vai acompanhar mais rapidamente, mas não há nada que prejudique quem esta começando. [O ballet fitness] É uma adaptação para quem quer ter um físico de bailarina, sem ser bailarina.” explica a professora.
Professora Natalia e suas alunas não perdem a pose mesmo cansadas
Não há contra indicação, mas se o aluno tiver alguma lesão é importante avisar o professor para que a região não seja prejudicada durante a aula. 
Nos vídeos abaixo você pode acompanhar alguns exercícios da aula de ballet fitness.








Gostou? Então compartilhe a matéria com seus amigos e incentive-os a fazer essa modalidade. Tem algum assunto que gostaria de ver aqui no blog? Então é só deixar nos comentários ou nos chamar por inbox na página do facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário